Hoje, em cada um dos 142 locais de aplicação de prova, entre capital e interior do Estado, os candidatos responderam a 56 questões objetivas de oito disciplinas referentes ao conteúdo do primeiro ano do Ensino Médio. Cada questão valeu um ponto. O gabarito oficial será divulgado pela instituição após 48h do término das provas, em todas as fases. Já a relação dos aptos à terceira fase será divulgada no próximo dia 12 de dezembro.
Para este ano, foram registradas 98.639 inscrições, um aumento de 23% em relação ao ultimo Processo Seletivo, quando foram inscritos 79.674 candidatos. Ao todo, 8.729 pessoas entre servidores, professores, serviços prestados e alunos atuarão em todos os processos da seleção.
Atendimento especial
No Campus II da Uepa, esquina com a avenida Almirante Barroso, se concentraram os atendimentos aos candidatos que se declararam com algum tipo de deficiência, entre visual, auditiva, e outras. Apenas 5 dos 102 candidatos aptos à primeira fase do certame, incluindo Prise e Prosel, faltaram às provas. Somando os inscritos em todas as fases, a Uepa recebeu 115 inscrições de Portadores de Necessidades Especiais (PNE), divididos entre a capital e região metropolitana e dez municípios do Estado.
Para a coordenadora de Atendimento Especial aos Candidatos, Fátima Macedo, esse número foi considerado expressivo. “Tivemos um aumento de mais de 100%. Ano passado foram 54 inscritos. Eu penso que o próprio atendimento que a Uepa proporciona acaba impactando, porque os candidatos falam uns para os outros sobre essa possibilidade”, acredita Fátima sobre o aumento da demanda.
Mesmo para aqueles candidatos que não se declararam como PNE, mas foi detectada a necessidade, a Universidade disponibilizou técnicos para cinco diferentes locais de prova, em Belém, para acompanhar e dar suporte à realização do exame. Os candidatos cegos fizeram prova com auxílio da máquina braile, do sistema DosVox, uma espécie de prova falada, além do técnico que lia a prova, caso necessário. Já os surdos tiveram ajuda dos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), enquanto que os candidatos de baixa visão tiveram ampliado o tamanho da prova.
Orientação aos candidatos
Para se submeter aos Processos Seletivos 2012, só poderão entrar no local de prova, os candidatos que estiverem portando algum documento original com foto, conforme os editais do Prise e Prosel. O candidato também deve ficar atento ao horário de realização das provas, que serão aplicadas conforme horário local.
Também não será permitida a utilização de equipamentos eletrônicos, como o celular e “máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, BIP, telefone celular, walkman, receptor, gravador e palmtop”, durante a realização da prova e estão proibidos óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, entre eles, boné ou gorros.
Pontuação
Os candidatos do Prosel que não alcançarem a pontuação mínima de 40 pontos na soma das pontuações da primeira e segunda fase estarão eliminados. Na terceira etapa, será eliminado quem obtiver menos de 12 pontos na prova objetiva e menos de 6 pontos na prova de redação.
Vagas e novos cursos
Neste ano, a Uepa oferta 3.232 vagas, distribuídas em 21 cursos de graduação, nos cinco campi da Uepa na capital e os 15 do interior, entre as áreas de Educação, Saúde e Tecnologia. A divisão das vagas obedece a um critério que envolve as regiões de integração do Estado e a vocação para o desenvolvimento de cada município.
Entre as novidades dos Processos Seletivos 2012 da Uepa estão a criação do Curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Belém, e Biomedicina, em Marabá, no oeste do Estado.
Além disso, a Universidade implanta na capital e em outros seis municípios, seis cursos. São eles: Licenciatura em Filosofia, em Belém; Geografia, em Belém e em Igarapé-Açú; Ciências Naturais, com habilitação em Química, em Altamira e em Salvaterra; Bacharelado em Secretario Executivo Trilingue, em Barcarena; Pedagogia em São Miguel do Guamá e Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, em Tucuruí.
Concorrência
Fisioterapia ofertada em Belém é o curso mais concorrido dos Processos Seletivos 2012 da Uepa, dentro da modalidade Prosel. De acordo com o quadro de demandas divulgado pela DAA, a relação entre o número de inscritos (2.028) e o número de vagas ofertadas (20) gerou uma concorrência de nada menos que 101,40, uma das maiores já registradas nos processos seletivos realizados pela Uepa.
Em segundo e em terceiro lugar na lista dos mais concorridos ofertados na capital paraense para o Prosel aparecem ainda Engenharia Ambiental (99,30) e Engenharia de Produção (90,80). Medicina (86,60) foi o mais procurado de todos, com 4.330 inscritos.
Já dentro do Programa de Ingresso Seriado - Suprograma XIII (ou seja, realizado apenas pelos estudantes que estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio), figuram dentre os concorridos Engenharia de Produção (14,15), Engenharia Ambiental (12,55) e Design - Habilitação em Projeto de Produto (9,35), também para ofertas em Belém. Assim como no Prosel, Medicina também consta dentre os mais procurados no Prise XIII, com 367 inscritos. Por turno, o curso mais concorrido foi Educação Física/1o. semestre/Matutino, tanto no Prosel (106,42) quanto no Prise (10).
FONTE: Redação Portal ORM com informações da Ascom/Uepa
Nenhum comentário:
Postar um comentário